horta-em-casa

Sua casa ou apartamento não tem muito espaço ou, até possui, mas não quer fazer mudanças estruturais em seu quintal? Veja agora como ter uma horta na sua casa de forma simples e eficaz.
Cultivar uma horta em casa está cada vez mais comum. Isso vem acontecendo pela necessidade de alimentos mais saudáveis, pela busca de um hobby ou até mesmo para estar mais próximo da natureza.  Com o crescimento dessa tendência, diversas formas de montar uma horta foram desenvolvidas seja ela vertical, horizontal, em vasos, suspensa entre outras formas.

Como Montar uma horta?

Existem alguns passos básicos para ter uma horta saudável, veja abaixo:
1º – O primeiro passo é reservar um local estratégico para posicionar sua horta caseira. Vale lembrar que o local precisa ter, no mínimo, 4 horas diárias de luz solar.
2º – O segundo passo é escolher o que plantar em sua horta, isso vai depender de seu espaço. Lembre-se, nem tudo é possível plantar em uma horta caseira, porém vale lembrar que as opções de verduras, vegetais, ervas e temperos que podem ser cultivadas em casa são diversas.
3º – O terceiro passo é escolher o recipiente a ser utilizado. É importante que o recipiente tenha uma boa drenagem de água, pois evita um dos grandes problemas corriqueiros com ervas e temperos: O apodrecimento da raiz. Você pode escolher caixotes, vasos, garrafas Pet e assim por diante, desde que sejam utilizados corretamente.
4º – O quarto passo é preparar o solo para o plantio. Existe uma forma de fazer isso manualmente, porém a forma mais simples, e fácil, de obter terra boa para o plantio é realizar a compra da mesma em lojas especializadas.
5º – O quinto passo é escolher como adubar o solo. As adubações podem ser feitas com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos. Lembre-se que quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para sua saúde e de suas plantas.
6º – O sexto passo é proteger sua horta. Dê preferencia para inseticidas orgânicos, assim você consegue proteger sua saúde, a do solo e a da horta. Existem alguns inseticidas orgânicos simples de serem feitos. Você vera alguns exemplos no link disponibilizado abaixo.
Depois de tudo isso pensado e planejado, está na hora de por a mão na massa.  Prepare o local para receber sua horta, seja ela vertical, horizontal, suspensa (no link abaixo você encontrará diversos exemplos) e assim por diante. Distribua as sementes selecionadas nos recipientes ou vasos escolhidos, já com a terra fértil para o plantio.  Regue e espere as sementes se desenvolver, adube, limpe e terá uma horta bonita e produtiva.
Esses são algumas premissas para ter uma horta caseira saudável, de forma simples e eficaz.
Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode visitar o site: DicasdeMulher/como-ter-uma-horta e ver mais informações sobre como montar sua horta.
Muito obrigado pela leitura!

maio 29th, 2018

Publicado em: Decoração e Paisagismo, Dicas, Todos os posts

Tags:, , , , ,

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *