Montando a sala de estar dos sonhos

O céu é o limite para a imaginação e criatividade de um designer. Seja um espaço amplo ou pequeno, montar uma sala de estar funcional e com visual deslumbrante é uma tarefa que traz muita satisfação.

Decorando uma sala de estar pequena

Conseguir unir o conforto e o bom gosto é um desafio quando o espaço é reduzido. Trabalhar com poucos elementos é o primeiro passo para que a sala de estar fique leve e dê a impressão de ser mais ampla do que é de fato. O importante, portanto, é usar somente o essencial, com visual o mais clean possível.

Procure utilizar estilos de decoração que sejam o mais minimalista possível, para que o visual não fique carregado e o ambiente se torne aconchegante. Não exagere no tamanho dos móveis, principalmente do sofá, que ocupará boa parte do espaço. Use cores mais neutras e móveis com linhas retas, de forma a proporcionar combinações leves e cleans.

Uma sala de estar grande e sem exageros

Se você tem espaço de sobra em sua sala, pode abusar um pouco mais de cores mais vivas, destacando os pontos fortes do projeto. Você pode trabalhar também com vários ambientes no mesmo lugar, levando em consideração qual será o propósito de cada espaço (leitura, tv, receber visitas, etc.). Deixe sempre espaço para circulação entre os móveis, distribuindo-os bem e mantendo a harmonia do ambiente. Nesse caso, o sofá pode ser a peça central da sala de estar, e a qualidade deve prevalecer para que o espaço seja o mais valorizado possível.

Uma mesa de centro pode ser incluída no projeto, já que espaço não é um problema. Normalmente, a mesma deve ter a metade do tamanho do sofá, seja ela quadrada, redonda ou retangular. O importante é que esteja na proporção correta e não seja mais alta que o assento do sofá.

Iluminação é tudo na sala de estar

Independentemente do tamanho, a sala de estar deve possuir uma boa iluminação. Se não há luz natural suficiente, o projeto pode considerar uma iluminação indireta com lâmpadas embutidas, e o uso de iluminação direta em determinados pontos, como quadros e retratos.

Não se esqueça de pensar na colocação das cortinas ou persianas, que ajudam a realçar e embelezar o ambiente. E sempre dentro do bom gosto e sem exageros.

março 31st, 2017

Publicado em: Todos os posts

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *