jardim-inverno-cafe-800x444
Imagem: Reprodução suacasasemsegredos.com
Muitos possuem, já ouviram falar ou sonham com um jardim de inverno, mas para que serve e por que possui esse nome é que poucas pessoas sabem.
Os famosos jardins de inverno surgiram na Europa, por volta do século XVII, como expansão das grandiosas e imponentes mansões da época. Inicialmente o objetivo dessas construções era obter uma área de lazer no período frio do ano. Daí o nome Jardim de Inverno.

 

Atualmente

Atualmente, no Brasil, o jardim de inverno quase não possuiu o propósito de ambiente de lazer nos dias de frios ou chuvosos. Hoje o jardim de inverno serve mais como um acessório decorativo do que propriamente uma área de lazer.

Mudança

jardim-2

Imagem: Reprocução altoastral.com.br
Casa vez mais, o jardim de inverso está servindo como forma decorativa dentro das residências brasileiras. A função inicial, servir como área de lazer, está cada vez menos sendo aplicado aos projetos. Isso tem muita influência na grande expansão de apartamentos. Sendo mais compactos e com menos espaço sobrando, quem deseja ter um jardim de inverno precisa adaptar. Em alguns projetos, utiliza-se para entrada de luz natural ou somente para o cultivo de plantas e flores.

 

Como montar um jardim de inverno?

Existem algumas premissas para que você tenha o seu próprio jardim de inverno, porém, de acordo com o seu espaço disponível, isso pode variar bastante.
1 – Para montar um jardim de inverno, o primeiro passo é utilizar um espaço que esteja disponível para tal projeto. Escolha um espaço bem ventilado e que você tenha fácil acesso.
2 – É importante que haja entrada de luz no espaço escolhido. Como sabemos, plantas precisam de luz solar, então é primordial que tenha luz natural no local.
3 – Pesquise que tipo de decoração você deseja para o futuro jardim.
4 – Escolha os tipos de plantas e flores você deseja por no local.
5 – A manutenção deve ser feita regularmente, para manter o ambiente limpo e saudável para a vegetação.
Esses são alguns passos, mas como comentado anteriormente, com as adaptações nem sempre são utilizados. O importante é conhecer as necessidades de cada flor e planta que deseja ter em seu jardim, e saber como adaptar ao local reservado. Se ainda está com dúvidas de como ter o seu próprio jardim de inverno, veja alguns exemplos para se inspirar: Ideias de Jardim de Inverno
Esperamos que ajude com ideias para montar o seu próprio jardim. Muito obrigado pela leitura!

abril 26th, 2018

Publicado em: Decoração e Paisagismo, Dicas, Todos os posts

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *