Não bastava ter nome de bairro nova-iorquino, tem que ser cartão postal da Zona Sul de São Paulo!

brooklin
Foto: Reprodução Lopes
O bairro do Brooklin vem se desenvolvendo, ganhando notoriedade/importância como centro financeiro e, com a ajuda da Ponte Estaiada, o titulo de cartão postal foi conquistado.

Um pouco da história.

Nem sempre o Brooklin foi Brooklin. O bairro começou a ser ocupado por volta de 1920 por ingleses, alemães e portugueses e, na época, era dominada por fazendas. Naquele tempo a região era conhecida como Bairro do Cordeiro e Quinto Desvio, o nome Brooklin surgiu em homenagem ao Brooklin de Nova York.
Até os anos 80 a região era composta por residências e fábricas, isso começou a mudar com a instalação da principal via do bairro, a Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, em 1975. Em 1980 os aluguéis baixos chamaram a atenção de grandes empresas, tornando assim, o bairro do Brooklin o importante centro financeiro que é hoje.

Fácil acesso.

O bairro é um dos mais bem atendidos pelo transporte público, são diversas linhas de ônibus que atendem a região. O atendimento ferroviário é feito pela Linha 9 da CPTM e mais recentemente pela linha 5 lilás, sem contar com o corredor Diadema-Brooklin da EMTU.

Curiosidades.

Não só o bairro possui nome de origem estadunidense, mas algumas ruas também como, por exemplo, as ruas Flórida, Arizona, Kansas entre outras.
Há 23 anos o bairro é palco do festival germânico, Brooklin Fest, o equivalente paulista do Oktoberfest.  Tendo todo ano uma temática diferente.

Lazer completo.

O bairro é repleto de lazer, opções de almoço, jantar ou aquele lanche rápido. Na região você encontra o Shopping D&D, shopping do Centro Empresarial Nações Unidas, o Market Place e o Shopping Morumbi.  O Brooklin também esbanja opções de passeio ao ar livre, contando com ciclo faixas, praças e parque (Parque do Povo).
Para muitos bairros isso já é o bastante, mas não para o Brooklin! A região conta com complexos poliesportivos como a Sociedade Hípica Paulista e o Esporte Clube Banespa. Para os amantes de teatro o bairro é contemplado pelo Teatro Vivo.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o Brooklin pode oferecer a seus moradores e quem frequenta o bairro. A região está se modernizando, sem deixar de ser histórica, natural ter tornado-se um dos principais cartões postais da Zona Sul de São Paulo.
Muito obrigado pela leitura!

maio 23rd, 2018

Publicado em: Bairros e Regiões, Todos os posts

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *