house-2569325_960_720

 

Morar em centros urbanos requer adaptação e muita criatividade. Não é atoa que os apartamentos estão ficando cada vez mais populares, pois, com um terreno compacto é possível alocar inúmeras pessoas e ainda obter diversas opções de lazer. E para isso, é preciso utilizar-se da engenharia criativa.

Para quem mora em apartamento adaptação é primordial. Em alguns casos, os apartamentos podem sofrer com pouca iluminação natural, caso sofra com esse tipo de problema, temos algumas dicas para você aproveitar a iluminação natural de forma simples e eficaz.

1 – Pintar as paredes.

dicas-para-pintar-paredes

(Foto: blog.thony.com.br)

 O primeiro passo é pintar as paredes com cores claras. As cores refletem a luz e quanto mais clara for a cor, menor é a absorção da luz. Por esse motivo, invista em cores claras como um cinza claro, amarelo pálido e até branco. Dê preferência para cores com algum brilho.

2 – Cortinas.

bed-1839183_960_720

As cortinas são importantíssimas para que a luz seja disseminada pelo local. Muitos pensam na cortina como um bloqueador de luz, como de fato é, porém, cortinas com cores claras e tecidos mais finos permitem a passagem de luz, servindo também de difusor de iluminação, deixando a luz  menos ofensiva para quem está no local e espalhando-a no ambiente.

3 – Mudar a disposição dos móveis.

furniture-3208819_960_720

Antes de mudar os móveis de lugar é importante observar por onde a luz entra em seu apartamento e qual caminho ela percorre. Ela pode entrar pela janela de sua sala e ter algum móvel que impeça que ela seja dissipada.

Identificar a passagem de luz e deixa-las livres, favorece que a luz se espalhe pelo apartamento. Outra opção é evitar a compra de mobiliário muito escuro, além de deixar o ambiente mais leve, irá absorver menos a luz do sol.

4 – Abuse dos espelhos.

decorativo-objeto-casa-de-banho-de-agua-vaso_1203-5043

Parece inusitado, mas os espelhos podem lhe ajudar muito a melhorar a iluminação natural de sua casa. Assim como as cores das paredes, os espelhos refletirão a luz deixando o ambiente ainda mais iluminado.

5 – Piso.

QS_AO_SA_ 009

(FOTO: Ateliê Revestimento)

Outra dica importante é utilizar pisos em cores claras, evite pisos escuros e foscos. Procure utilizar pisos em tons claros e com brilho. Seu piso pode ser um grande aliado para espalhar a luz do sol em seu apartamento.

Esses são apenas alguns passos simples, que lhe ajudarão a melhorar a iluminação natural, e claro, deixar o ambiente mais leve. Essas dicas não servem somente para apartamentos, existem casas que sofrem com o mesmo problema. Nesse caso, se sua intenção não é mexer com obra, essas dicas servem para você que mora em uma casa também.

Esperamos poder ter ajudado. Muito obrigado pela leitura!

abril 2nd, 2018

Publicado em: Dicas, Todos os posts

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *