Dicas para comprar seu imóvel - Lopes Erwin Maack

Escolher uma casa ou apartamento é uma grande responsabilidade e exige muita pesquisa e comparação. O primeiro passo para ser bem-sucedido na compra de um imóvel é saber se o seu sonho cabe dentro do orçamento. E aí, realmente não tem jeito. A única forma de chegar em um consenso sobre o assunto é ir atrás, pesquisar e ir visitar. Para ajudar nessa decisão, separamos algumas dicas, baseadas no que vivenciamos em nosso dia a dia.

Pesquise o imóvel dos seus sonhos

Pesquise primeiramente os imóveis por região, dentro da faixa de preço desejada. Se o valor estiver acima do que você tem em mãos, faça simulações (clique aqui que já podemos lhe ajudar nessa tarefa) para checar se uma parcela mensal cabe no seu bolso, para garantir que você consiga morar no bairro ou região pretendida.

Financie seu imóvel somente se a parcela couber no bolso

Seja bem realista em relação ao que pode pagar pela casa ou pelo apartamento que estiver adquirindo. Não arrisque entrar em um financiamento se a parcela apertar o orçamento familiar. E pense bem na região que está procurando. Se o valor do metro quadrado estiver muito alto, pode ser que não valha a pena morar na região se sua família não estiver bem instalada.

Não esqueça dos detalhes na hora da escolha

Lembre-se de checar itens importantes, como número de vagas, posição do sol, segurança da região, trânsito e valores do IPTU e condomínio. É importante também, no caso de quem tem crianças, checar as escolas da região antes de fechar o negócio. Analise também a infraestrutura da região em termos de serviços. Visite o local de dia e à noite para poder visualizar ambas as situações.

Se estiver adquirindo um imóvel usado, deixe bem claro ao corretor de imóveis quais suas preferências e os itens imprescindíveis que o imóvel deve ter. Se o imóvel não tiver as características desejadas, evite fazer visitas que possam desperdiçar o tempo de ambos e deixe que o corretor faça todos os contatos com o proprietário do imóvel, a fim de conseguir separar o lado emocional do racional.

Seja cuidadoso na compra do imóvel usado

Avalie com cuidado o imóvel escolhido e escolha sempre uma imobiliária que garanta a análise dos documentos do proprietário para evitar dores de cabeça futuras.

Não se esqueça de reservar um valor para pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e taxas de registro de cartório (esses valores chegam a aproximadamente 4% do valor total do imóvel) e não deixe de registrar sua escritura no Cartório de Imóveis.

fevereiro 17th, 2017

Publicado em: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *