boas-oportunidades-de-comprar-um-imovel

Muita gente diz por aí que o ano só começa depois do Carnaval. A verdade é que muitas pessoas, de fato, começam a pensar em investimentos e em oportunidades após o Carnaval passar. Isso acontece por muitos fatores, desde o fato das férias de janeiro já terem passado, até o fato das aulas já terem começado. Mas existe um fator mais importante quando falamos em comprar um bem de valor agregado alto, como um imóvel: a direção da economia. No mês de março, já é possível enxergarmos uma tendência nas medidas da economia brasileira e quais caminhos mais prováveis que serão seguidos em 2017.

Queda da inflação e dos juros

Os especialistas têm feito projeções de inflação abaixo dos 5% (veja mais aqui). Esses números, muito melhores que os anos de 2015 e 2016, aliados às seguidas quedas das taxas de juros farão com que a renda familiar volte a respirar. A possibilidade de juntar mais recursos ou de assumir uma parcela de um financiamento traz uma possibilidade maior para se comprar um imóvel, seja usado ou novo. A Selic caiu pela 4ª vez consecutiva, para uma taxa de 12,25%, e a tendência é que continue caindo, com possibilidades de chegar a 9,5% no final de 2017 (saiba mais aqui). Com esses números, podemos pensar em um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) o que, consequentemente, trará o reaquecimento da economia.

Além disso, é muito provável que as empresas voltem a contratar e que o desemprego caia no segundo semestre, outro fator importante para trazer a economia de volta aos eixos.

Comprar um imóvel ficou mais viável

Com esses indicadores, podemos pensar em uma melhora significativa no mercado imobiliário. Comprar um imóvel em 2017 pode ser um ótimo negócio, com preços mais acessíveis, maior acesso ao crédito e renda familiar mais valorizada. As primeiras impressões desse ano já mostraram que o preço dos imóveis vem caindo em relação aos anos anteriores, fruto da crise econômica e do baixo rendimento do setor. Isso cria uma janela de oportunidades para 2017, já que em 2018 já existem projeções de nova valorização no mercado imobiliário. O momento, portanto, é oportuno para comprar um imóvel.

De fato, o Carnaval trouxe ótimas notícias e oportunidades. Afinal, o ano começou!

março 2nd, 2017

Publicado em: Dicas

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *