decor

 

Decorar parece simples, mas na hora de por a mão na massa a coisa pode ficar complicada. Por esse motivo, falaremos um pouco sobre a importância do planejamento, algo geralmente negligenciado por quem deseja decorar por conta própria.

 

Planejar

imasia_13374500_m

Antes de falar sobre as tendências, cores e vasos é preciso falar do processo anterior a isso: O planejamento.  Planejar é crucial para que a sua decoração seja bem sucedida. Em uma entrevista ao Correio Braziliense a arquiteta e designer, Juliana Vasconsellos, reforça que “cada ambiente deve ser estudado pensando na iluminação, comunicação com o entorno e no estilo de vida dos moradores”, isso mostra o quão importante é o planejamento. Por isso, planejar é preciso.

 

Pesquisar

google-485611_960_720

 

A pesquisa é a parte inicial do planejamento. Segundo o arquiteto paulista, Gustavo Calazans, em uma entrevista ao site casa.com.br, “Se tiver um repertório limitado, no meio do processo poderá ser seduzido por uma solução que acabe inviabilizando o que já fez até aquele momento”, por esse motivo é importante  realizar uma pesquisa para que, quando o projeto esteja sendo realizado, se tenha certeza do que realmente deseja para aquele ambiente, só assim é possível construir um ambiente harmônico e charmoso.

Objetivo

target-1955257_960_720

 

Depois de realizar a pesquisa e saber tudo o que você deseja em sua casa, está na hora decidir o que você deseja para cada ambiente. É importante saber o que se pretende com a decoração. O objetivo é deixar o ambiente moderno, aconchegante, aproveitar melhor o espaço ou conectar todos os ambientes? É preciso ter isso em mente antes de iniciar o processo.

Tema

temas-decoraao

 

Como tema, entende-se que tipo de conteúdo/informações que o ambiente receberá. É importante escolher um tema para que a decoração tenha um sentido, pareça orgânica e natural. Como tema temos os seguintes exemplos: Rústicos, naturais, fundo do mar, modernos, temáticas de filmes entre outros. Muitas vezes esses temas podem se misturar, porém, é importante pensar numa mescla que faça sentido. As ideias de temas são geralmente decididas na parte de pesquisa.  Para facilitar, veja as tendências decorativas de 2018.

 

Iluminação

tipos-iluminacao-ambiente

A iluminação é um ponto crítico do projeto de decoração. É preciso elaborar um projeto de iluminação ou no mínimo, escolher uma iluminação que faça sentido dentro da temática decorativa. Digamos que, com o objetivo de gerar mais conforto e tornar a casa mais aconchegante, você escolha o tema rústico para decorar sua casa.

A temática rústica é conhecida por suas cores quentes, logo a iluminação também deve ser quente (amarela) e não fluorescente (Branca, conhecida como luz fria), salvo projetos rústicos em cor branca, o que é pouco usual. Veja algumas ideias de decoração rústica.

Acessórios

arredo_bagno_design_maia_edone_06-industriel-1730x1024

 

Quando falamos em decoração os detalhes são as chaves para a atingir a perfeição. É o detalhe que dá o toque final e faz com que a decoração seja especial. Os acessórios podem servir de reforço da temática, ou como ponto de contraste, por exemplo: móveis antigos (ou vintage) em contraste com móveis modernos.

Os acessórios geralmente são coisas pequenas, como quadro e vasos e assim por diante, porém, em muitos casos podem ser utilizados objetos maiores como uma geladeira. Conforme exemplo abaixo:

 

decor-antigo-e-moderno

 

Esses são os passos iniciais para que você consiga decorar de forma simples, evitando problemas e compras de materiais que não fazem sentido com a temática que deseja. E claro, investir de forma eficiente.

A decoração não é feita somente por tendências, mas sim pelo gosto pessoal, estilo de vida e identidade com aquilo que deseja em sua casa. Por esse motivo a pesquisa é de suma importância.

Lembre-se, se o processo de decoração for mais robusto é importante contratar profissionais especializados para realizar a decoração.

Em breve teremos mais dicas de decoração. Obrigado pela leitura!

 

março 21st, 2018

Publicado em: Decoração e Paisagismo, Dicas, Todos os posts

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *