Interlagos - um grande bolsão residencial - Lopes Erwin Maack

A palavra Interlagos de fato significa “entre lagos”, pois o bairro fica localizado na margem direita da represa Guarapiranga e tem, em seu outro lado, a represa Billings. Classificado como zona ZI na classificação do Plano Diretor da cidade, é um bairro estritamente residencial, com uma rica rede de transportes, boas opções de lazer e infraestrutura comercial bastante interessante. O bairro é bastante arborizado, e pelas características de sua topografia, facilitou a criação de bolsões residenciais de alto padrão.  A seguir, selecionamos os principais pontos do bairro para facilitar o entendimento dessa importante região da cidade de São Paulo.

Parque Jacques Cousteau – uma área de preservação importante

Um dos destaques do bairro é o Parque Jacques Cousteau, que fica localizado na margem direita da represa Guarapiranga, área de preservação de mananciais. Criado em 1927, o parque fazia parte de um projeto que visava o equilíbrio ambiental do espaço urbano dentro da cidade e se tornou uma das áreas de destaque na preservação da Mata Atlântica dentro da cidade de São Paulo. Além da rica biodiversidade, o parque é ocupado em 75% de sua área por um grande lago, que abriga diversas espécies, como jacarés e peixes bastante conhecidos, como lambaris e cascudos. Implantado em 2009, o parque não possui visitação aberta ao público, mas representa uma importante área de preservação ambiental e proteção contra a exploração.

Autódromo de Interlagos

Outra presença importante e bastante conhecida no bairro é o Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace). Inaugurado em 1940, o autódromo possui também um kartódromo, que ganhou o nome de Kartódromo Ayrton Senna, onde são realizadas diversas provas do campeonato paulista de kart. O autódromo é um dos mais conhecidos da Fórmula 1, e ali se realiza uma das provas do calendário oficial da categoria, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, além de provas do automobilismo nacional, como Fórmula 3 e Stock Car. Com extensão de 4.309 metros, seu traçado foi inspirado nas pistas de Indianápolis, nos Estados Unidos, Brooklands, na Inglaterra e Monthony, na França. O espaço tem se caracterizado também pela presença constante de shows, com destaque para o Festival Lollapalooza Brasil, que tem trazido muitos jovens para região e contribuído para alavancar ainda mais o comércio e os serviços locais.

O Comércio e os Serviços em Interlagos

Conforto e praticidade são as palavras que definem Interlagos em relação ao comércio e serviços. Padarias, restaurantes, bancos, academias e supermercados são encontrados com facilidade na região, que possui infraestrutura completa e uma boa localização dentro da cidade.

Na região temos importantes centros comerciais, como o Complexo Comercial do Shopping Interlagos (Shopping Interlagos e Shopping Interlar Interlagos), o shopping Market Place e grandes supermercados como Carrefour, Makro, Sonda, Extra e outros hortifrutis e mercados de bairro.

Estrutura de transportes em Interlagos

A região possui duas estações da CPTM, a estação Autódromo, que fica próxima ao autódromo de Interlagos e Estação Primavera-Interlagos, que se encontra entre os bairros de Interlagos e do Jardim Primavera. O bairro possui vias de acesso importantes, como a Avenida Interlagos, a Avenida Atlântica e a Avenida do Rio Bonito, que permitem a circulação na região e garantem o transporte coletivo em seus corredores.

Escolas em Interlagos

Interlagos é um bairro bem estruturado em termos de escolas. Ali, encontramos colégios renomados como o Humboldt, Salgueiro e Dimensão. Além disso, por estar muito próximo a bairros como Granja Julieta, Jardim Marajoara e Chácara Santo Antônio, existem ali opções excelentes, como a Escola Suiça Brasileira, Chapel – Escola Maria Imaculada, Colégio Magno, Maple Bear, Santa Maria, escola Britânica (The British College of Brazil), Colégio Vértice e Rudolf Steiner.

fevereiro 21st, 2017

Publicado em: Bairros e Regiões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *